11 de agosto de 2017

Como resistir às tentações quando se tenta viver de forma mais saudável?

saúde

(pixabay.com)

Ninguém é santo quando se trata de comida, e todos nós ficamos tentados – às vezes. Seja lá qual for a sua fraqueza – doces, pães, fast-food, frituras – saiba que todos nós temos uma. Mesmo tendo noção dos danos de uma dieta desequilibrada, é difícil não ceder às tentações do dia a dia, até porque elas estão em todos os lugares: reuniões com os amigos, colegas de trabalho oferecendo doces, eventos familiares ou até mesmo descontos nos mercados. É impossível evitar essas situações diárias, mas elas definitivamente são controláveis. Por isso, hoje eu trouxe umas dicas para você conseguir manter uma vida saudável e equilibrada, independente dos obstáculos:

 

  • Ao invés de dizer “eu não posso comer isso”, diga “eu não como isso”
    Lembre-se, o controle está em suas mãos. Além disso, você não está sendo forçada a ter uma vida saudável, e lembrar que certos alimentos fazem mal à saúde não é uma forma de punição. Palavras têm mais poder do que se imagina e quando ditas aos outros, seus ouvidos também ouvem, lembre-se disso. Frases positivas são importantíssimas para mudanças de hábito.

 

  • Gratificação instantânea X gratificação a longo prazo
    Lembre-se que aquele bolo de chocolate vai durar apenas alguns minutos nas suas mãos, mas vai ficar bastante tempo no seu corpo. Então, pense nas consequências dos seus atos antes de cometê-los. Uma dica extra em relação a isso é beber água e esperar vinte minutos quando estiver tentada a devorar qualquer coisa. Se depois desse tempo você ainda achar que deve comer, siga adiante e coma!

 

  • Considere os ingredientes
    Pense em um donut. Do que ele é feito? Boa parte dos ingredientes são gordura e açúcar. Não é muito saudável, não é mesmo? Considere os ingredientes e visualize-os na sua mente antes de consumir o produto final.

 

Alternativas saudáveis


Mesmo quando você estiver tentada, lembre-se que há alternativas mais saudáveis que também irão te satisfazer. Procure as com menos gordura, sódio, açúcar ou que sejam feitos com produtos integrais e grãos.


Beba água


Você sabia que confundimos fome com sede constantemente? Ao beber mais água, terá uma vontade menor de beliscar, simplesmente porque muitas vezes está na verdade com sede – e não com fome! Sem contar que ela é essencial para o metabolismo, podendo aumentar sua taxa metabólica em até 30%. Portanto, sempre carregue uma garrafinha com você. Para ver outros benefícios dela, clique aqui.

 

Coma regularmente


Ao invés de comer um prato cheio de uma vez só, tente dividir suas refeições em porções menores. O ideal é se alimentar de três em três horas, para não deixar o seu corpo ativar a grelina, também chamado de “hormônio da fome”, pois quando ele é liberado, nós ficamos mais tentadas a devorar todos os tipos de besteiras. Se você está sempre fora de casa, ou o seu trabalho não te permite dividir as refeições, sugiro carregar barrinhas de cereal ou snacks saudáveis na bolsa.

 

Equilíbrio


Obviamente, a gente merece “prêmios” de vez em quando. Lembre-se que tudo na vida é equilíbrio, e viver saudável não significa cortar tudo o que gosta da sua dieta. Adora um doce? Não tem problema! Você pode se presentear uma vez ou outra. Meu ponto fraco são os BigMac do McDonald’s, adoro! Mas sejamos honestas: de vez em quando, a gente merece, não é mesmo?

 

Durma bem


A relação entre sono e obesidade já foi mais do que comprovada. Pessoas que dormem menos de seis horas por dia têm mais chances de sofrerem de obesidade, e isso se dá porque diversos desequilíbrios hormonais acontecem quando dormimos pouco. Já percebeu como você fica com fome quando não dorme bem? Isso acontece porque os níveis dos hormônios leptina e grelina são afetados. A leptina é responsável pela saciedade, e, como mencionamos anteriormente, quando a grelina é ativada, comemos mais besteiras. Logo, quando dormimos mal, procuramos alimentos cheios de gordura e açúcar, e, para piorar a situação, comemos mais do que o normal. Portanto, procure dormir bem, por mais que a sua agenda seja cheia.

 

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